sábado, 26 de novembro de 2011

As viagens e as expectativas.

Eu amo viajar. E curto muito não só a viagem em si, mas tudo o que a envolve, adoro o planejamento, cuidar dos mínimos detalhes, das reservas, antes de partir, adoro a volta para o aconchego do lar, adoro ver as fotos depois e relembrar daqueles momentos marcantes e especiais. Eu sempre disse que acho que uma viagem e o melhor presente que podemos nos oferecer, eu pelo menos adoro receber. Anota ai, Papai Noel!!
Eu sou meio travelholic (existe isso?), gosto de ter bastante conhecimento do destino, das atracões, da língua local, enfim, planejar e chegar sabendo o que vou encontrar. Mas, na minha ultima experiencia viajante, isso não aconteceu. O antes foi bem diferente e o depois incrível, e isso me fez refletir. Alguém com paciência para os meus devaneios?
Minha ultima viagem foi para Cuba, um lugar que eu tinha vontade de conhecer mas nunca esteve no topo da minha listinha, o que significa que eu não tinha um roteiro já sonhado e pronto na gaveta. Preciso confessar uma fraqueza, sou viciada em Coca-cola e temi a abstinência desse liquido em minha vida, vergonha alheia!
A viagem foi toda resolvida de ultima hora, a oportunidade surgiu e eu decidi ir, faltavam apenas10 dias para o embarque, suficientes para tirar o visto e ajeitar tudo (pausa para dizer que só consegui ir porque tenho a vacina e o certificado internacional de febre amarela na mão, vamos mante-lo em dia)
Cuba não e um destino muito comum para os brasileiros, não tem tanta informação disponível e eu  viajei com um pacote organizado por agencia (estava bem mais barato, coisa rara). Eu não viajava com tudo montado ha anos e isso estimula a letargia, já esta tudo resolvido mesmo, não tenho com o que me preocupar, então vamos sentar e relaxar...mordomia de vez em quando ate que faz bem e eu gosto.
Foi o que aconteceu, eu não pesquisei nem preparei nada, acabei indo totalmente sem expectativas e não sabendo quase nada do que ia encontrar pelo caminho.
Quando eu fui para o Atacama, eu já tinha em mente tudo o que faria la, já tinha visto mil fotos, videos, fui com a lição feita. Claro que nada substitui o impacto de estar ali e ver aquele despautério da natureza, mas te prepara. Para a Europa aconteceu a mesma coisa e idem para os outros lugares, fui sabendo o que ia encontrar. Adorei todas essas viagens mas Cuba me encantou, e de uma forma diferente. Descobrir aquele  lugar foi uma experiencia incrível, eu voltei fascinada e afirmo, sem medo de exagerar, que foi uma das melhores viagens da minha vida. Mas voltei também muito arrependida, queria ter ficado mais tempo para   poder conhecer o máximo daquela ilha, sei que conheci muito pouco.
Isso me levou a pensar, sera que esse encantamento todo foi motivado pela surpresa? Sera que não saber previamente o que iria encontrar deu um tempero diferente? Ou a terra de Fidel, como toda aquela mistura de historia, musica, sol e um povo tao receptivo tem mesmo esse poder de surpreender? Eu conclui que a surpresa, nesse caso, foi fator fundamental. Saber pouco deu uma aura de mistério ao lugar, e esse mistério me arrebatou.  
Vou deixar algumas imagens do meu mais novo destino de coração, o local que superou as minhas expectativas e onde vivi dias incríveis...e para onde pretendo voltar um dia.







No fim do ano embarco para a Turquia, para um natal bem diferente em Istambul e uma escapada a Capadócia. Claro que já comprei meu Lonely Planet, agora com versão em português, para me preparar. A louca do planejamento ataca novamente! Mas, estou pensando seriamente em não me aprofundar nos preparativos, quero me proporcionar surpresas e paixões arrebatadoras, sera que consigo?

2 comentários:

  1. Lá em casa o responsável pelo planejamento é meu marido! Eu vou como vc foi nesta última viagem, livre, leve e solta! heheh
    Para dizer que não me preparo, dou uma olhada em sites e revistas na semana antes de embarcar ou já no vôo! hehehe

    beijão e obrigada pela visitinha lá no blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju! Então você tem um personal-planejador-tabajara em casa rsrsrs. Ai a coisa fica mais fácil. Continuem viajando muito juntos e publica as dicas no seu blog para a gente.

    ResponderExcluir